Chia ajuda no combate do diabetes e prevenção de doenças
- nutrikamenezes
- 25 de out. de 2016
- 1 min de leitura

A chia é fonte de fibras solúveis e insolúveis e tem um elevado valor proteico, além do ômega 3, do cálcio e sódio. A presença de fibras solúveis e insolúveis atuam tanto no controle glicêmico quanto na saciedade, o que auxilia no controle do peso ou em dietas de redução de peso. A obesidade está relacionada ao surgimento do diabetes tipo 2 e alguns tipos de cânceres como de mama e endométrio. Portanto, a ingestão de chia ajuda nesse sentido.
Segundo o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição, Mário Maróstica, o estudo mostrou que, além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, a chia previne doenças cardiovasculares, pois está relacionada à redução dos radicais-livres.
De acordo com a Unicamp, a pesquisa, publicada em revistas científicas internacionais, é também a primeira que mostra o poder antioxidante da semente no organismo dos animais.
CONSUMO:
A chia pode ser consumida em semente ou farinha. Ela pode ser adicionada em salada de frutas, folhas, iogurtes, em receitas de bolos, massas, mingaus, pães, sucos, pois seu consumo é bem versátil.
A quantidade de chia consumida diariamente depende da quantidade de fibras já consumidas na dieta.
Por ter um valor calórico considerável, o mais indicado:

manter no máx 1 colher (sopa)/dia
Os estudos ainda não são claros em relação a quantidade diária.


Fonte Profa. Dra. Patricia Cruz - Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO).




Comentários